Afinal, quem tem gastrite pode comer frutas cítricas?

63

As frutas cítricas são populares em muitos países e muito apreciadas por grande parte da população. Mas, no que diz respeito à nossa saúde, algumas pessoas tem restrições ao consumo. As frutas cítricas são desses alimentos que despertam desconfiança (e sintomas indesejáveis) em quem tem gastrite ou refluxo.

Mas atenção: não precisa deixar de comer essas delícias que fazem muito bem à nossa saúde. Não prense em dar adeus as laranjas, limões e abacaxis, por exemplo. Se você consumir com moderação e se sua saúde estiver boa (sem problemas de digestão), o consumo moderado só traz benefícios. Se consumir como suco, estas frutas ganham um aliado que as deixa menos ácidas: o açúcar. No caso de ‘beber’ a fruta como um delicioso suco, não é necessário adoçar.

O que depõe contra as representantes do gênero citrus nesse sentido é principalmente a presença dos ácidos ascórbico (vitamina C) e cítrico. Juntas, essas substâncias podem piorar a queimação e a dor no estômago.

Uma dica de ouro aos que convivem com a gastrite é deixar as frutas cítricas para o final das refeições. Assim, há um contato menor entre as substâncias ácidas delas as mucosas do estômago. E claro, respeite os sinais do corpo. Se ele está reclamando, provavelmente algo não anda bem.

Por: Jussara Andreolli, empresária, via revista Saúde é Vital